top of page

Preds Pelo Mundo: Os Destaques dos Nossos Garotos Na Última Temporada

Hora de #PredsPeloMundo e ver os principais destaques da última temporada, o que nossa garotada fez e evoluiu neste último período.


PHILIP TOMASINO - CENTRAL, 19 ANOS - NIAGARA ICEDOGS / OSHAWA GENERALS (OHL)


Philip Tomasino foi escolha de primeiro round do Draft do ano passado e teve uma temporada extraordinária na OHL terminando a temporada regular como quarto pontuador da liga com 100P 40G 60A. Iniciou atuando pelo Niagara IceDogs registrando 57P 22G 35A em 36 jogos e manteve o ritmo com Oshawa Generals anotando 43P 18G 25A em 26 jogos. Ainda que Tomasino não seja um sniper quanto Tolvanen, mas seus arremates são de extrema consciência e qualidade. Ele tem muita inteligência, sua leitura de jogo é incrível a ponto de se mover antecipadamente, uma velocidade impressionante em transição e sempre de cabeça erguida. Mergulhando um pouco mais afundo em dados, como os estadunidenses gostam, números indicam que ele foi um dos melhores jogadores de transição de toda a liga, saindo da zona defensiva com condução de posse do puck de 70,6% e entrando na zona ofensiva de 73,13% de posse e puro domínio.


Tomasino tem tudo para jogar NHL na próxima temporada no lugar de Kyle Turris (saiba mais).


John Hynes sobre Tomasino: "Phil Tomasino, ele é um cara muito talentoso, muito motivado, muito maduro para sua idade, o que é importante. Tive a oportunidade em New Jersey de trabalhar com alguns jogadores jovens, alguns mais maduros, e prontos para jogar de imediato. Acho que Tomasino é um cara que tem potencial bem alto. Phil Tomasino é um cara muito talentoso, muito motivado, muito maduro para sua idade, o que é importante para as muitas coisas que cercam o jogo, tudo que é importante para um jovem jogador precisa para atuar na NHL."


Note no vídeo abaixo como ele sempre busca transição, sua velocidade e domínio, como ele trabalha sempre de cabeça erguida. (Tomasino #26)


EELI TOLVANEN - ALA, 21 ANOS - MILWAUKEE ADMIRALS (AHL)

Eeli Tolvanen deve ter temporada completa na NHL. (Foto: John Russell/via Getty Images)

Apesar do sucesso estrondoso de Philip Tomasino, Eeli Tolvanen ainda é o nosso melhor garoto, um sniper e tanto. Antes de chegar à América na última temporada, a escolha de primeiro round de 2017, ainda jogando a KHL pelo Jokerit, o nosso menino tinha mais liberdade de jogo quanto às suas principais características e quebrou recordes por lá. Já em Milwaukee na temporada anterior, não conseguiu estabelecer os mesmos números, mas simplesmente por conta de que não é segredo seu potencial, então no intuito de torná-lo mais completo, ele teve de se adaptar às novas situações de jogo, como defensivamente por exemplo. Hoje, todos rasgam elogios quanto ao seu crescimento como atleta num aspecto amplo. Participando mais de transições e criações de jogada, melhorado seu trabalho de borda de gelo que não era seu forte. Hoje possui uma leitura de jogo incrível e sua evolução eminente já o coloca entre os mais possíveis nomes para o nosso roster na próxima temporada. Apesar de não chegar ao número de gols que lhe tem como expectativa, ele terminou essa curta temporada da AHL como segundo goleador de Milwaukee e o quarto em pontos. Ele ficará emprestado ao Jokerit novamente até o início do Training Camp, quando retorna para as atividades conosco.


Podemos notar claramente todo seu potencial de sniper e a sua velocidade de raciocínio para o disparo em todas as jogadas abaixo, o seu fatal wrist-shoot e one-timer, domínio do puck para o melhor tiro. (Tolvanen #11)

DAVID FARRANCE - DEFENSOR, 21 ANOS - BOSTON UNIVERSITY (NCAA)


Esse é o defensor que mais me chama atenção e não é de hoje. Desde os tempos em que atuava ao lado de Dante Fabbro ha duas temporadas, Farrance só progrediu e se tornou o jogador da equipe dos BU Terriers. Farrance sempre foi um pouco subestimado, mas sempre cumpriu muito bem seu papel como defensor em muitas situações de jogo mostrando bastante inteligência. Na temporada anterior já sem Dante Fabbro se tornou o top defenseman da equipe e começou a mostrar evolução ofensiva e foi o defensor com mais pontos pelos Terriers. Já nesta temporada tomou conta do time do colegiado e se tornou até capitão e além disso, o pontuador da equipe e o defensor com mais pontos pela liga, registrando 43P 14G 29A em apenas 34 jogos, pontuando frequentemente em power play, tudo isso em um time medíocre dos Terriers. Para esta temporada, a escolha de terceira rodada do Draft de 2017 deverá permanecer na equipe e completar seu último ano na NCAA.


Podemos ver todo seu progresso ofensivo neste vídeo, marcando inclusive um hat-trick. (Farrance #4)


VLADISLAV YERYOMENKO - DEFENSOR, 21 ANOS - DINAMO MINSK (KHL)


Depois de boas temporadas com Calgary Hitmen (WHL), sentiu o nível mais elevado da KHL apesar de atuar no primeiro par, sua equipe, o Dinamo Minsk não o ajudava em nada, embora não tenha números significativos quanto na WHL, a ida à KHL fez bem para que ele pudesse melhorar seus pontos mais fracos como mais consciência defensiva. Embora tudo isso pese, ele teve 56,5% de taxa de sucesso em afastar o disco do perigo na zona defensiva, bastante considerável visto sua equipe fraca. Para a próxima temporada o Dinamo Minsk se reforçou um pouco melhor, vamos esperar que isso também o ajude, a escolha do quinto round de 2018.



SEMYON CHISTYAKOV - DEFENSOR, 19 ANOS - TOLPAR UFA (MHL) / OMSKIE YASTREBY (KHL)


A temporada de Chistyakov me chamou bastante atenção para escolha de quarta rodada do Draft do ano passado. Iniciou a temporada bem quente com Tulpar UFA (MHL liga de desenvolvimento russa), anotando 11P 3G 8A em 16 jogos, depois partiu para Omskie Yastreby (KHL) e sofreu com lesão, ainda assim conseguiu um ponto por jogo nos 10 que disputou sendo 10P 1G 9A. Sua transição é boa e conseguiu domínio de saída de jogo de 61,1%. Seus números de transição demonstram boas habilidades de posse do puck, e ele vê o jogo se desenrolando bem na zona ofensiva. Vamos esperar uma temporada saudável agora que ele partiu para o Avangard Omsk (KHL), mas a tarefa não será fácil, pois em um time bem melhor ele não deverá continuar atuando no primeiro par como antes.


Neste vídeo vemos ele fazer boa leitura e movimentação durante o penalty kill. (Chistyakov #15)


REM PITLICK - CENTRAL, 23 ANOS - MILWAUKEE ADMIRALS (AHL)


Essa foi a primeira temporada de Pitlick na AHL e depois de um começo tímido, o rapaz encontrou bons desempenhos. Após registrar 45 pontos em 38 jogos pela Universidade de Minnesota (NCAA) partiu para Milwaukee e não decepcionou mostrando toda sua criatividade e tranquilidade durante as situações de jogo, o seu crescimento no trabalho de borda do gelo melhorou, além de outros aspectos, tudo isso o leva à uma possível vaga no roster para os Preds na próxima temporada, como já cogitou David Poile. Terminou essa temporada como quinto pontuador e terceiro em gols dos Ads com 36P 20G 16A em 64 jogos disputados. A escolha de terceira rodada do Draft de 2016 está bem próximo de uma temporada completa na NHL.


Podemos sentir toda sua tranquilidade e decisão acertada durante algumas situações de jogo e resultando em gols. (Pitlick #16)


EGOR AFANASYEV - ALA, 19 ANOS - WINDSOR SPITFIRES (OHL)


Afanasyev foi escolha de segundo round no Draft do ano passado e teve uma excelente temporada pelo Windsor Spitfires marcando mais de um ponto por jogo liderando a equipe em pontos com 67P 31G 36A em 62 jogos. O jogador tem um punho de qualidade, conseguindo encontrar lugares certos para o tiro e concluindo com o melhor disparo para dado momento. Além disso o jogador evoluiu no ponto sobre transição entrando 64% na zona ofensiva com posse do puck. Precisa melhorar defensivamente e um pouco de leitura de jogo, no entanto é muito veloz e mostra habilidade com o puck. Egor Afanasyev ficará emprestado ao CSKA Moskow enquanto a temporada na OHL não retorna.


Podemos ver toda sua velocidade e movimentação para encontrar o melhor disparo. (Afanasyev #11)


ALEXANDER CAMPBELL - CENTRAL, 19 ANOS - OMAHA LANCERS (USHL)


Escolha de terceira rodada do último Draft, Campbell teve ótima temporada de estréia pelo Omaha Lancers, liderando a equipe em pontos e sexto no geral da liga com 57P 18G 39A em 46 jogos. O jogador é versátil, podendo atuar também na ala sem perder performance, inclusive teve alta porcentagem de transição atuando nas duas posições. Ele lembra o jeito de Afanasyev tanto nas transições quanto nos disparos e posicionamento. O jogador parte agora para o colegiado atuando ao lado de Ethan Haider na Uniersidade de Clarkson na NCAA, acredito um ótimo lugar para ele evoluir.


Alexander Campbell #11 mostrando seu excelente punho.


PATRICK HARPER - CENTRAL, 22 ANOS - BOSTON UNIVERSITY (NCAA) / MILWAUKEE ADMIRALS (AHL)


Finalmente Patrick Harper voltou a fazer apresentações sólidas após passar por lesões e frustrações que atrapalharam seu crescimento. De certo que os Terriers não tinham uma boa equipe, mas ele terminou como segundo pontuador da equipe com 37P 14G 23A em 32 jogos, sendo 78% pontos primários. Ele também foi o prospecto que mais apresentou eficácia em transição, saindo e entrando na zona com 85% e 73,4% respectivamente, também liderou a equipe em posse de puck com 56%. São pontos a ser considerado devido aos problemas que ele enfrentou. O jogador parte agora para sua primeira temporada com Milwaukee Admirals


Vemos 3 excelentes passes e dois belos gols de Patrick Harper #21.


28 visualizações0 comentário
bottom of page