top of page

Preds Pelo Mundo - Prospectos em Novembro

It's Baby Preds Time!


Vamos recapitular o mês de Novembro da nossa garotada. Destaques como sempre para Dante Fabbro que continua apresentando um hockey inteligente nas 3 zonas do gelo. Jacob Paquette voltou à ser sólido após a mudança para a equipe do Niagara Ice Dogs e ganhou a confiança do time e do treinador. Rem Pitlick continua surpreendendo. Miroslav Svoboda assumiu a titularidade em Atlanta e tem agradado à todos, inclusive aos fãs que criaram uma # e lhe deram um apelido #MiroTheHero. Patrick Harper tem procurado se recuperar.


DEFENSORES


DANTE FABBRO - 20 Anos, 1,83m, 86kg - (Boston University NCAA)

Dante Fabbro continua impressionando

Dante Fabbro continua impressionando, com um hockey inteligente e excelente leitura de jogo, incisivo na zona ofensiva, é sensacional tê-lo em nosso pool, nosso Top Prospect irá nos dar muitas alegrias no futuro. Ao longo de 8 jogos em novembro o defensor ainda se sobressaiu na zona ofensiva com uma média superior à 1 ponto por jogo, Fabbro registrou 10P 2G 8A. Capitão lidera a equipe em pontos, é o jogador mais sólido, posicionamento incrível defensivo e ainda assim ficou de fora da lista do Team Canada U20 para o WJC.


DAVID FARRANCE - 19 Anos, 1,90m, 36kg (Boston University - NCAA)


Farrance iniciou a temporada no primeiro par ao lado de Fabbro, desceu para o segundo par mas ainda mantém um bom desempenho defensivo, continua progredindo na movimentação na zona defensiva. Produziu um gol e uma assistência em 8 jogos.

FRÉDÉRIC ALLARD - 20 Anos, 1,85m, 81kg - (Milwaukee Admirals - AHL)


Freddy Allard tem feito parceria no primeiro par ao lado de Jarred Tinordi, e vem em franca ascensão. De fato ele já se destacava em meio ao desastre na última temporada, com a chegada de defensores experientes que agregam nos pontos mais fracos, seu hockey funciona perfeitamente nas 3 zonas do gelo, não à toa é o segundo jogador em pontos em Milwaukee com 16P. No último mês em 12 jogos ele participou de 6 gols com 6 assistências. Ainda precisa melhorar um pouco seu posicionamento, mas ele tem sido fundamental, extremamente inteligente na zona ofensiva. Hoje, Freddy está à frente de Alex Carrier. Allard é incisivo na zona ofensiva, sendo o jogador da equipe que mais tenta ao gol adversário, e está empatado em quinto como o defensor com mais shots na liga.


Freddy Allard #58 mostra boa visão de jogo.


ALEXANDRE CARRIER - 22 Anos, 1,80m, 79kg - (Milwaukee Admirals - AHL)


Carrier Foi o defensor que mais pontuou pelos Ads, registrando em 73 jogos 28P 4G 24A na última temporada. Ha essa época, Alex estava mais próximo de eventualmente ser chamado para alguma ausência, mas uma nova temporada se iniciou, e Alex não que tenha regredido, mas meio que deu uma pausa no progresso. Ainda é importante no corpo defensivo no segundo par ao lado de Donovan, dando muito equilíbrio aos dois primeiros pares, e a oportunidade de melhorar seus pontos fracos. Tinordi e Donovan, não são primores de defensores, mas estão cooperando positivamente para os nossos garotos. Apesar de apenas 2 assistências em 12 jogos em Novembro, Carrier tem sido muito importante na zona defensiva.


FILIP PYROCHTA - 22 Anos, 1,89m, 89 kg (Milwaukee Admirals - AHL)


Filip iniciou muito bem a temporada ao lado de Joonas Lyytinen, mas no último mês parece estar sentindo algumas dificuldades, esteve de fora por 4 jogos por motivos não divulgados. Pyrochta não é um jogador de pontos, mas é um prospecto que chama atenção por usar seu físico de forma inteligente, eu o vejo com uma ótima movimentação na defensiva fazendo boas coberturas, certas horas me surpreende seu senso de posicionamento tão jovem, e apesar de alto, tem uma certa velocidade.


VLADISLAV YERYOMENKO - 19 Anos, 1,83m, 85kg (Calgary Hitmen - WHL)


Vlad na minha opinião foi a nossa melhor escolha no último Draft, o pouco que pude vê-lo na última temporada com o mesmo Calgary Hitmen, me chamou atenção, eu penso que foi outra escolha de presente para nós. Vlad é um defensor veloz e com bom domínio, atualmente é o segundo defensor em pontos em sua equipe apesar de queda de produção no último mês, em 12 jogos apenas 1G 3A, considerando suas características ofensivas. O jovem foi nomeado para os 3 jogadores mais importantes de sua seleção, a Belarus nos dois últimos World Juniors Cup, Sub18 e Sub20 respectivamente. São 3 anos seguidos com prêmios individuais nos torneios e está cotado para estar no próximo WJC. Acho que o ótimo inicio de temporada o trouxe confiança isso é bom, mas às vezes comete alguns erros por excesso, ele faz um jogo seguro, mas talvez seja melhor alguém puxar sua orelha.


HARDY HÄMAN ATKELL - 20 Anos, 1,92m, 90kg (IF Björklöven - Allsvenskan)


Atkell foi escolha de quarto round em 2016, se destacou nos playoffs da Allsvenskan (segunda liga sueca), da temporada seguinte e ganhou holofotes dos fãs no último Development Camp. Conseguiu fazer um final de temporada altamente positivo, tendo em vista que ele vivia em altos e baixos. Outubro não foi muito legal, mas em novembro ganhou alguns minutos e mostrou melhora.


JOONAS LYYTINEN - 23 Anos, 1,83m, 70kg (Milwaukee Admirals - AHL)


Lyytinen outro defensor que só ganhou com os novos rostos na nossa defesa. Embora ainda franzino, não tenha e nem vai melhorar este aspecto, Lyytinen deu resposta sobre sua deficiência no jogo físico fazendo boas apresentações, seguras, com boa movimentação na zona defensiva, melhorando sua marcação, mas no último mês, Joonas cometeu erros que lhe custaram alguns jogos de fora, uma noite terrível na derrota por 3-0 para Iowa Wild, onde os 3 gols sofridos nasceram de erros seus.


JACOB PAQUETTE - 19 Anos, 1,90m, 97kg (Niagara Ice Dogs - OHL)


Jacob foi uma excelente escolha de sétima rodada, mais uma precisão de nossos scouts no Draft de 2017. Após terminar a última temporada com um plus/minus surpreendente de +22 e uma presença bastante regular em 63 jogos com o Kingston Frontenacs também da OHL. Sua ex-equipe passa por um momento de dificuldades e com isso impactou seu desempenho no início da temporada, foi então que ele foi trocado para o Niagara IceDogs considerando que a equipe de Kingston entrou em rebuilding. Com um time mais ajustado voltou a fazer apresentações sólidas, forte presença física e incansável na marcação, além de contribuir na zona ofensiva com 5P 1G 4A em 6 jogos pela sua nova equipe que não é seu forte. Evidente que ele tem muito que melhorar, mas ele está à frente de Atkell, ou mesmo Joonas Lyytinen que não passará do nível AHL. Como já dito outras vezes na nossa série de prospectos, parece euforia de minha parte pelo fato de eu amar todo e qualquer prospecto, mas realmente acredito em seu potencial, mesmo que a mídia em Nashville não lhe dê muito destaque. Jack Dougherty que fora envolvida na troca que trouxe Nick Baptiste dos Sabres (um movimento mais que perfeito), tinha muito mais badalação e se depositava muita confiança nele, me deixando irritado, pois ele jamais conseguiu apresentar alguma coisa boa, Paquette no entanto já chegou em nosso pool muito à sua frente. Mas por alguma razão ele não chama atenção da mídia em Nashville, não são os mesmos olhos, embora neste mês o que pude apurar dele, conforme o impacto sobre seu desempenho com a nova equipe tenha ganhado um pouco de atenção em Novembro. O problema que temos, é que seu tempo para assinar um contrato com os Predators se encerra no dia 01/06, e eu espero muito continuar escrevendo sobre ele aqui. Também espero vê-lo em breve em Milwaukee, sem parecer exagero, ele tem potencial para tal.


SPENCER STASTNEY - 18 Anos, 1,78m, 81kg - (University of Notre Dame - NCAA)


Stastney foi a terceira escolha no último draft, ou seja, nossa primeira, considerando que perdemos os dois primeiros rounds. Stastney não mostrou absolutamente nada e em 17 jogos não produziu um ponto se quer.


CENTRAIS


PAVEL KOLTYGIN - 19 Anos, 1,83m, 88kg (Drummondville Voltigeurs - QMJHL)


Koltygin continua muito bem, manteve a média do mês de Outubro e em Novembro registrou os mesmos 7P 3G 4A em 10 jogos disputados. Esta se encaminha para uma temporada semelhante às duas últimas, onde ele anotou 47 e 42 pontos respectivamente. Excelente vê-lo atuando, sendo incisivo e participativo na zona ofensiva. Tudo bem, sua média sempre foi boa, desde seus 16 anos, mas não apresentava muita evolução, já para esta temporada me chama atenção como ele tem conseguido seu lugar de destaque. Ele tem melhorado sua movimentação na zona ofensiva, tem se posicionado melhor e vencendo mais batalhas, que lhes pesavam tanto. No entanto isso não parece ter mexido com a comissão técnica da seleção da Rússia U20 que vai para a disputa do World Juniors que acontece em Vancouver, seu nome não consta na pré-lista.


GRANT MISMASH - 19 Anos,1,83m, 84kg (University of North Dakota - NCAA)


Mismash, sempre difícil falar sobre. Não sei o que dizer sobre seus 6P 2G 4A em 9 jogos no mês de Novembro. Como podemos ver no vídeo a seguir, nós sabemos que ele é capaz de encontrar passes em espaços curtos, e também agressivo para roubar o puck e capitalizar, foi isso que nos chamou atenção para sua escolha na segunda rodada do Draft de 2017, também por ser incisivo que ele sempre fez parte das equipes U18 e U20 dos EUA, mas neste ano, assim como no ano anterior, seu nome não tem feito parte da lista, e pelo segundo ano consecutivo fica de fora do WJC. De fato isso mexeu com o garoto e sua média antes de ficar de fora era 0,8 pontos por jogo e caiu para 0,3 após a divulgação da lista no ano passado. Mas no mês de Novembro ele parece ter dado ouvidos ao seu treinador, Brad Barry: “Para Grant, é mais sobre ele continuar a se desenvolver como jogador, o que ele tem aqui. Você controla as coisas que você pode controlar, as coisas ao seu alcance. Ele fez parte do USA Hockey por alguns anos e provavelmente está desapontado, mas é uma daquelas coisas em que você agora passa para o nosso time... A vida é cheia dessas coisas - picos e vales. É como você responde. E ele fez do jeito certo. Ele praticou extremamente duro esta semana.” Vamos aguardar que essa mera ascensão não seja fogo de palha. Vale lembrar que ele não é um cara fácil de lidar fora do gelo.

Grant Mismash #16


REM PITLICK - 21 Anos, 1,75m, 89kg (University of Minnesota - NCAA)


Nós sabemos que nosso top prospect é Dante Fabbro e que defensores são nossa concentração de maior potencial para NHL, além de grande valor no mercado. Entretanto, Rem Pitlick se tornando nosso melhor forward. Você pode não saber, mas neste milênio (desde 2000) até hoje, Pitlick possui o quinto melhor recorde em uma temporada na USHL pelo Muskegon Lumberjacks em 2015/16, onde ele registrou 89P 43G 46A em 56 jogos. Mesmo com esse desempenho histórico, ele foi apenas a 76a escolha geral na terceira rodada do Draft daquele ano. Isso o faz dele o maior pontuador entre todos nossos jogadores que tiveram passagem pela USHL. Após sua escolha, Pitlick partiu para o colegiado e nas duas primeiras temporadas registrou 32 e 31 pontos para 36 e 38 jogos respectivamente. O momento é incrível, a evolução é ainda mais incrível, ele participou de 9 jogos no mês de Novembro com 8P 5G 3A. Ele tem velocidade, perseguição ao puck, bom no forecheck sendo agressivo e atacando na hora certa, vencendo batalhas na zona ofensiva, obtentdo turnovers melhorando consideravelmente seu jogo defensivo. Rem assumiu a primeira linha, a primeira formação de power play e lidera a equipe em pontos. Ele tem sido o cara de ambos special teams, além de ter grande papel durante a matança de penalidade, ele tem sido fatal durante o power play, liderando em pontos também em vantagem numérica. Sem dúvida ele deverá ganhar um contrato em breve, aos 21 anos, creio que encerrando sua passagem pela NCAA, o veremos em Milwaukee.

Rem Pitlick se movimenta constantemente na zona ofensiva, excelente posicionamento e com um tiro forte. Eu gostaria de mostrar além dos gols, mas não consigo encontrar nada para mostrar como ele ataca o adversário e como se posiciona muito bem em toda parte do gelo.


PATRICK HARPER - 20 Anos, 1,71m, 68kg (Boston University - NCAA)


Dúvidas são levantadas à respeito de Harper. Antes era constante nas listas do Team USA U18 e U20, mas teve sua última temporada interrompida devido à uma doença. À época, nada oficial fora divulgado, mas hoje sabemos que a causa de seu afastamento, foi devido à um problema respiratório. Muito embora tenha participado da pré-temporada 100%, informação dita pelo próprio treinador dos BU Terriers; o fato é que ele não é mais o mesmo jogador. Em 8 jogos no último mês, ele registrou apenas duas assistências. Claro, devemos considerar que sua equipe enfraqueceu consideravelmente em relação à última temporada e isso afeta à todos, inclusive Harper, apenas Dante Fabbro e David Farrance consegue serem sólidos pela universidade. Mas ele tem sido o cara mais esforçado na primeira linha de Boston, isso deve ser levado em conta.


EMIL PETTERSSON - 24 Anos, 1,87m, 77kg (Milwaukee Admirals - AHL)


Pettersson chegou em Milwaukee na temporada passada, e em um time caindo aos pedaços ele foi eleito AHL All-Star. Evidente que seu desempenho na América surpreendeu, já que vivia de lampejos atuando pela SHL. Teve um bom início de temporada pelos Admirals, entretando no último mês caiu de rendimento e registou apenas 2 assistências em 12 jogos, mas ainda é terceiro pontuador da equipe na temporada com 17P em 30 jogos.


JÁCHYM KONDELÍK - 18 Anos, 1,97m, 103kg - (University of Connectcut - NCAA)


Kondelík escolha de quarto round no último Draft, tem justificado sua escolha. Um playmaker que tem se esforçado para aprimorar seu tiro, continua tentando e ainda é o jogador que mais tenta ao gol adversário pela sua Universidade, e quem conseguir alguns gols. No mês de outubro ele distribuiu suas assistências e em novembro anotou seu primeiro gol no colegiado e mais 4 assistências na conta, que o faz líder em pontos dos UConn. Além disso, Kondelík deve defender a seleção da República Tcheca U20 no World Juniors deste ano.


THOMAS NOVAK - 21 Anos, 1,85m, 81kg - (University of Minnesota - NCAA)


Oriundo do Draft de 2015 na terceira rodada e está na sua quarta temporada no colegiado, vivendo de altos e baixos, Novak apesar de boa presença na zona ofensiva, como um playmaking, ele consegue criar boas jogadas que terminam em gols, mas está em baixa nesta temporada, e com apenas em 9 jogos em Novembro o companheiro de Rem Pitlick não tem muitas perspectivas.


TYLER GAUDET - 25 Anos, 1,91m, 93kg (Milwaukee Admirals - AHL)


Gaudet se transferiu para Milwaukee em fevereiro da última temporada vindo do Tucson Roadrunners e recebeu um contrato ainda em Abril. Jogou 12 jogos em Novembro anotou 1G 4A. Gaudet assumiu o centro da primeira linha e surpreendeu. Dominante no círculo de faceoff e é um dos maiores vencedores de toda AHL.


ZACHARY MAGWOOD - 20 Anos, 1,79m, 83kg - (Milwaukee Admirals - AHL)


Zach fora outro jogador convidado para o Development Camp, além de um hat-trick no Future Stars Game, foi o jogador que melhor aproveitou a chance e realmente e fez por merecer um contrato. Zach tem muito que crescer, mas tem um jogo seguro, não corre muitos riscos, tem o melhor +/- da equipe.


WINGERS


ANTHONY RICHARD - 21 Anos, 1,78m, 74kg (Milwaukee Admirals - AHL)


Tony Richard continua em ascensão, como já mencionado outras vezes, desde a temporada passada ele vem crescendo e não tem sido diferente. Karl Taylor está conseguindo extrair o máximo do jogador que lidera os Admirals em pontos. No último #PredsPeloMundo sobre os prospectos no mês de Outubro eu havia alertado que ele poderia ser lembrado por Laviolette e assim se fez, chamado para Nashville durante nossas baixas por contusões, Richard participou de um jogo na NHL e não se escondeu. Apesar de ter anotado apenas 2 gols e um assistência em Novembro, o jogador tem sido fundamental também no power play. Richard é extremamente incisivo e é perigo constante na AHL.

Richard também está desenvolvendo muito bem seu jogo defensivo, partindo para o ataque, recuperando pucks, se dedicando na zona defensiva. Mais uma vez ele rouba o puck e parte em velocidade para zona ofensiva e solta um tiro cruzado seco, vemos isso constantemente, parece até repetição de seu vídeo no último texto de Outubro, mas é mais uma vez uma ação precisa do jogador.


YAKOV TRENIN - 21 Anos, 1,81m, 91kg (Milwaukee Admirals - AHL)


Trenin atuava e pode atuar como central, foi assim no Gatineau Olympiques na QMJHL, ao longo de três temporadas ele produzira mais de um ponto por jogo e nas temporadas 2014/15 e 2016/17 ele foi o líder da equipe em pontos ambas com 67. Mas com a chegada de Karl Taylor e uma última temporada cheia de conturbações, Trenin tem atuado pela ala esquerda e finalmente correspondendo. Ele é ativo no jogo físico e vence batalhas e está mais solto no gelo. Em 12 jogos em Novembro deu apenas e assistências, caindo em relação à outubro, mas sua presença no gelo é importante e o suporte da terceira linha. Com seu desempenho e atuando apenas pela ala, o incluí entre os wingers de nossos prospectos.


MATHIEU OLIVIER - 21 Anos, 1,88m, 95kg (Milwaukee Admirals - AHL)


Matt não passou pelo draft, foi convidado para o último Development Camp e ganhou uma chance em Milwaukee. Tem feito boas apresentação e não recua diante de situações adversas, com características de enforcer, tem sido nosso protetor. Fez 9 jogos em Novembro manteve a média de Outubro com 1G 3A. Olivier tem transitado em todas as linhas da equipe, mas sempre se esforçando e se dedicando. Tem o segundo melhor +/- da equipe e tem sido grande na unidade de penalty kill.


TYLER GAUDET - 25 Anos, 1,91m, 93kg - (Milwaukee Admirals - AHL)


Gaudet tem sido um dos melhores vencedores no círculo de faceoff em toda liga. Mantém a média de pontos com 5P 1G 4A em Novembro ao longo de 12 jogos. Mas mais que isso, ele tem sido presença durante o penalty kill. Um jogador que é bom no jogo físico e tem presença. Recentemente foi chamado para Nashville.


NICHOLAS BAPTISTE - 23 Anos, 1,85m, 93kg - (Milwaukee Admirals - AHL)


Nick fora envolvido na troca com a aberração Jack Dougherty, e foi mais um movimento de acerto por lá. Apesar de ter caído de rendimento em 12 jogos durante Novembro, ainda é o sexto melhor pontuador da equipe. Não há expectativas para NHL, mas para atuar na AHL, foi um excelente movimento.


GOLEIROS


MIROSLAV SVOBODA - 23 Anos, 1,90m, 87kg (Altanta Gladiators - ECHL)

Svoboda assumiu a titularidade e ganhou apelido e uma # de "#MiroTheHero" em Atlanta (Foto: twitter.com/atlgladiators)

Svoboda assumiu a titularidade no Atlanta Gladiators, tem sido sólido e mostrado evolução em seu ponto fraco, que é controle de rebote, além disso. melhorado sua movimentação dentro da crease. Svoboda tem tido tanto destaque e agradado aos fãs, que ganhou o apelo de The Miro Hero, e uma campanha foi lançada com a #MiroTheHero. Miro, ainda é apontado como futuro backup de Saros em unanimidade na mídia em Nashville. É ótimo vê-lo crescer e não há dúvidas que ele já estará na AHL na próxima temporada.



TOMÁŠ VOMÁČKA - 19 Anos, 1,91m, 71kg (University of Connectcut - NCAA)


Vomáčka foi sensação da última USHL com Lincoln Stars, havia muito potencial para ele. Mas como backup com os UConn, ele jogou apenas 6 jogos e no colegiado não está conseguido o mesmo desempenho. Atualmente tem 2.89 GAA e 89.9% SV. Sofreu 6 gols numa noite pra se esquecer.


NICLAS WESTERHOLM - 21 Anos, 1,93m 90kg - (SaiPa - Liiga)


Westerholm tem sido difícil de acompanhar, pude vê-lo em ação apenas uma vez nesta temporada, não tem sido fácil encontrar links para Liiga (Finlândia) nesta temporada, em particular, muito triste, pois eu amo a liga finlandesa. Pelos highlights, mostra certa evolução em alguns pontos, principalmente movimentação e posicionamento. Ele tem sido backup na equipe e disputou 8 jogos até agora com uma média de 2,85 gols sofridos por jogo e 90,7% de defesas. Westerholm não foi nada bem ao longo do Development Camp até a semana da pré-temporada. Erros primários de posicionamento aconteceram, mas pude ler muito bem à seu respeito neste início de temporada exaltando sua evolução.


KAREL VEJMELKA - 22 Anos, 1,92m, 92kg (HC Kometa Brno - ELH/TELH)


Numa frequência menor, Vejmelka tem mostrado evolução, após assumir a titularidade do HC Kometa Brno na liga tcheca. Apresenta bons números apesar da queda para outubro, no momento tem 16 jogos, 2,45 GAA e 91% de defesas. Com praticamente certo que Svoboda partirá para Milwaukee na próxima temporada se tudo continuar assim, se Vejmelka e Westerholm seguirem nessa toada, pode dar dor de cabeça à Poile.


MILAN KLOUČEK - 20 Anos, 1,91m, 89kg (HC Dynamo Pardubice - ELH/TELH)


Klouček não manteve o bom desempenho quando assumiu como starter na sua equipe e caiu um pouco, 8 jogos até aqui, 3,41 gols por jogo e 88,7% de defesas.


www.ontheforecheck.com / www.nhl.com / www.nchchockey.com / www.eliteprospects.com / www.grandforksherald.com / www.uscho.com / www.theahl.com

47 visualizações0 comentário
bottom of page