top of page

Preds Pelo Mundo - Goleiros

Atualizado: 10 de ago. de 2018

#PredsPeloMundo traz agora nossos prospectos goleiros. Ah, como gostaria que fosse fácil falar sobre qualquer goleiro em desenvolvimento. É sempre difícil fazer qualquer projeção, inúmeros deles não mostram absolutamente nada do que foram como prospectos e aos que conseguem chegar lá, poucos se firmam, entretanto, outrora muitos surpreendem e é sobre essa montanha russa que vamos falar agora.


TOMÁŠ VOMÁČKA - Lincoln Stars (USHL - 2017/18), Univ. of Connecticut (NCAA - 2018/19) - 19 Anos / 1,91m / 71kg

Garoto mostra um potencial simplesmente impressionante

Tomáš Vomáčka é um prospecto e tanto, sem dúvida é nosso maior potencial para chegar à NHL. A escolha de quinta rodada pick 147 do NHL Draft de 2017 fez uma temporada fantástica (mais uma), dessa vez atuando pelo Lincoln Stars na USHL, e por diversas vezes o goleiro da semana enquanto seus números registram 2.75 GAA e 90,3% SV durante 44 jogos, o goleiro teve semana de encher os olhos e defesas de tirar fôlego. Mostrando tudo isso com apenas 19 anos o goleiro para para NCAA e enfrentar os grandes prospectos de uma Hockey East que parece ser a mais sólidas delas. Ele atuará com a Universidade de Connecticut, certo que há muita profundidade com os UConn Huskies, mas haverá uma disputa sadia para a net dos Huskies, Adam Huska é prospecto dos Rangers e partirá para sua segunda temporada após apresentar bom desempenho na última, acredito que Vomáčka chega um pouco atrás de Adam, mas vejo potencial muito maior em Vomáčka sem dúvida. Acreditando que ele fique por lá durante 3 anos, vejo que dentre os nossos prospectos este sem dúvida o melhor para chegar à net dos Preds. Ele mostra um posicionamento impressionante, que é fundamental, se move com agilidade, parece que rebote também não é problema para nosso goleiro. Mostrou ser capaz de ganhar jogos para sua equipe que venceu grande jogos graças à Vomáčka, passar segurança para a sua equipe também é outro ponto fundamental.


MIROSLAV SVOBODA - HC Škoda Plzeň (TELH - Rep. Tcheca 2017/18) - Milwaukee Admirals (2018/19) - 23 Anos / 1,90m / 87kg

Miroslav Svoboda foi muito regular na Rep. Tcheca, impossível não trazê-lo para américa (Foto: Petr Eret/MAFRA)

Miroslav Svoboda pode se dizer que não fica atrás de Tomáš Vomáčka, mais uma temporada fantástica na principal liga em sua terra natal participando de 47 jogos com o HC Škoda Plzeň ele registrou 2,10 GAA incríveis 95,2% SV e 23 vitórias que lhe deu o topo do ranking para liga, nenhum goleiro venceu mais. Sim, mais um goleiro que traz segurança, e tem capacidade vencer jogos. Sim, mais um goleiro que enche os olhos mostrando grande habilidade dentro da crease e com características que a NHL precisa, se ele chegará lá é outra coisa. Fato que ele estará mais perto agora, atuando com os Admirals na AHL, vejo que se ele fizer uma grande temporada pode assumir facilmente como starter em Milwaukee. A escolha de sétima rodada pick 208 do NHL Draft 2015, só cresceu desde então, e a tendencia é crescer ainda mais. Sua ligeira vantagem em relação ao Vomáčka, é que me parece mais experiente.


MILAN KLOUČEK - HC Škoda Plzeň (TELH - Rep. Tcheca 2017/18) - Milwaukee Admirals (2018/19) - 20 Anos / 1,91m / 89kg

Com chances de atuar a temporada completa pela TELH, pode surpreender.

Sim, temos mais uma boa escolha no NHL Draft deste ano, selecionado na sétima rodada pick 213, Klouček mostra bons números ao longo do ciclo que viveu na temporada passada entre os juniores do HC Pardubice, a segunda liga tcheca, e a equipe principal do próprio Dynamo, que, em 10 aparições registrou 2,25 GAA e 92,5% SV. Acredito que ele tem potencial, e se tiver seqüência e mostrar regularidade ao longo da temporada, ele vai crescer sem dúvida. Vamos ver, alguns dizem que ele lembra Karem Vejmelka, mas eu acredito que ele possa ir mais longe.


NICLAS WESTERHOLM - SaiPa U20 (Jr. A SM-Liiga - Finlândia 2017/18) - 20 Anos / 1,93m / 90kg

Os Preds assinaram um contrato nível de entrada com Westerholm no dia 08/04 deste ano, não posso ir mais afundo sobre Westerholm, não pude ver muito sobre ele. Sei que ele foi chamado às pressas para a equipe principal durante os Playoffs deste ano na SM-Liiga, entrou durante um jogo e não sofreu gol. Mostrou melhoria em seus números em relação às temporadas anteriores. Informações dizem que ele vai para Milwaukee, mas acredito que com Svoboda na lista dos Admirals, Westerholm continue em sua terra natal e para dessa vez estar como Backup na equipe principal do SaiPa. Ser um backup na SM-Liiga pode sim agregar desenvolvimento, afinal é uma das principais ligas europeias e onde os backups costumam atuar com mais freqüência do que na NHL.


KONSTANTIN VOLKOV - SKA-1946 St. Petersburg (MHL - Rússia 2017/18) - Sokol Krasnoyarsk (VHL - Rússia 2018/19) - 20 Anos / 1,93m / 96kg

Volkov mostrando consistência ao longo das ligas de desenvolvimento na Rússia

Nossa escolha de sexta rodada pick 168 do NHL Draft de 2016 registrou números incríveis em 25 jogos na MHL 1,59 GAA e 93,5% SV. Claro que jogando num dos melhores times o trabalho é facilitado, ainda continuará atuando pelas ligas menores na Rússia, agora na VHL ele poderá se manter regular com tem sido, mas também com sorte poderá conseguir algumas partidas na KHL. O fato é que eu gostaria de vê-lo atuando na KHL, e ver seu comportamento na segunda melhor liga de hockey do mundo, mas não creio que isso aconteça se quer para a próxima temporada, aos 20 anos de idade, ainda mostra algumas fragilidades, não posso vê-lo além de um starter na AHL, mas eu também posso estar errado devido à dificuldade que é falar sobre qualquer prospecto goleiro.


KAREL VEJMELKA - SK Horácká Slavia Třebíč (Liga 2 - Rep. Tcheca 2017/18) - HC Kometa Brno (TELH - Rep. Tcheca 2018/19) - 22 Anos / 1,92m / 92kg

Karel Vejmelka mostrou solidez em sua temporada

Vejmelka é escolha de quinta rodada pick 145 NHL Draft 2015, mostrou-se sólido durante a segunda liga tcheca e teve participações na liga principal com o HC Kometa Brno, participou de 6 jogos 1,81 GAA e 93,7% SV. Consegui vê-lo em ação por um jogo completo nesta temporada na TELH e digo que o seu desempenho me surpreendeu. Essa consistência o traz para a equipe principal do HC Kometa Brno para esta temporada e é a hora da verdade para Vejmelka, que sempre deixa aquela pulga atrás da orelha quando se trata de seu futuro, há aqueles que vêem um algo a mais em seu jogo, outros como eu não vê dessa forma. Apesar da regularidade, Vejmelka não passa tanta segurança quanto outros prospectos. De fato que é o tudo ou nada para Vejmelka esta temporada.

22 visualizações0 comentário
bottom of page