DEFINIÇÕES E PREVISÕES PARA O RETORNO DA LIGA

Bem, lá se vão mais de três meses da nossa ausência durante esse período turbulento, mas é hora de voltarmos às atividades. Vamos trazer aqui, de forma resumida, como esta a situação da liga nesse momento, planos de retorno, novo formato para Playoffs, NHL Draft e decisões que já foram tomadas.




No dia 12 de março, anunciou a pausa da liga por conta do COVID-19. No dia 26 de maio, após longas reuniões, em votações, Bettman juntamente com a NHLPA foi confirmada o fim da temporada regular e um novo formato de Playoffs. Esse esquema determina 24 equipes para disputarem a Stanley Cup, que será a princípio concentrada em duas cidades. As equipes são as 12 melhores de cada conferência em porcentagem de aproveitamento em pontos até o dia 11 de março e inicialmente as candidatas às chamadas Hub Cities são: Chicago, Columbus, Dallas, Edmonton, Las Vegas, Los Angeles, Minneapolis, Pittsburgh, Toronto e Vancouver. A escolha das cidades designadas para concentrar cada conferência deve contar com hotéis, arenas, instalações práticas e transporte seguro. Serão limitadas em apenas 50 pessoas por equipe em cada cidade. Sem data prevista nem os locais, pois tudo irá depender das condições do vírus em cada lugar.


PROTOCOLOS E FASES


A primeira fase foi a paralisação da liga instruindo à todos o isolamento social.

A segunda fase já está em curso, desde 8 de junho, visto que a NHL deu permissão às equipes para abrirem suas instalações de treinamento. Os jogadores devem voltar voluntariamente em um grupo de apenas 6 atletas e todos são obrigados à testes para o COVID-19.

A terceira fase permite aos 24 times classificados o retorno para o training camp, inicialmente prevista para 10 de julho.

A quarta fase consiste no retorno para dos jogos.


ENTENDENDO OS PLAYOFFS


Como dito, teremos 24 equipes, 12 de cada conferência, mas temos uma configuração para tal. As quatro melhores equipes de cada conferência, avançam diretamente para o primeiro round tradicional, no entanto, deverão disputar uma partida entre si para determinarem suas posições. As equipes restantes irão disputar a fase qualificatória (Qualifying Round) em série melhor de 5 jogos para avançarem ao primeiro round.


Gary Bettman falou a respeito: "Acreditamos que construímos um plano geral que inclui todas as equipes que, por uma questão prática, poderiam ter se qualificado para os playoffs quando a temporada foi interrompida, e esse plano produzirá um digno campeão da Stanley Cup.”


Temos então essa configuração:


CONFERÊNCIA LESTE


1 - Boston Bruins, 71,4%

2 - Tampa Bay Lightning, 65,7%

3 - Washington Capitals, 65,2%

4 - Philadelphia Flyers, 64,5%

5 - Pittsburgh Penguins, 62,3%

6 - Carolina Hurricanes, 59,6%

7 - New York Islanders, 58,8%

8 - Toronto Maple Leafs, 57,9%

9 - Columbus Blue Jackets, 57,9%

10 - Florida Panthers, 56,5%

11 - New York Rangers, 56,4%

12 - Montreal Canadiens, 50%